segunda-feira, 2 de maio de 2011

Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza dia “D” da vacinação contra gripe

A Secretaria de Saúde de Cajazeiras realizou durante todo sábado o Dia “D” de Vacinação Contra Gripe. Idosos com mais de 60 anos, Gestantes e Crianças com idade entre seis meses a dois anos vacinaram-se contra a doença. Todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana e 04 (quatro) Postos Volantes localizados em pontos estratégicos da cidade ficaram abertos para atender a população.
A abertura da Campanha foi realizada na Biblioteca Municipal tendo a presença do Prefeito Léo Abreu, Secretários do Governo, membros da Secretaria de Saúde, idosos do abrigo Joca Claudino, Banda de Musica Municipal e público em geral. O prefeito Léo destacou a importância da vacinação como principal prevenção às formas graves da gripe, que ainda é uma das principais causas de morte no país.
A campanha iniciou desde o dia 25 de abril e continuará até 13 de maio. Este ano a dose vai imunizar ao mesmo tempo contra o vírus da gripe comum e o da gripe H1N1. Durante este período, outras vacinas do calendário básico de vacinação estarão disponíveis nos Postos de Saúde.
Segundo a Secretária de Saúde Dra. Luciana, a Secretaria não medirá esforços para cumprir a meta. “A vacinação será feita de “casa” em “casa”, para que ninguém fique de fora.”
As principais dúvidas sobre a gripe e a vacinação:
Gripe merece atenção! A gripe pode levar a complicações como sinusites, otites, pneumonia e até a morte.
Sintomas da gripe! Causada pelo vírus Influenza, a gripe tem como sintomas febre alta, fraqueza, dores no corpo, tosse, mal-estar. A pessoa fica doente por até duas semanas.
Resfriado não é gripe! O resfriado é gerado por vírus diferentes do da gripe e apresenta sintomas mais leves como coriza, discreto mal-estar e a febre não é freqüente.
O vírus da gripe é transmitido através da tosse, espirro ou durante a conversa. A contaminação pode ocorrer por via respiratória ou por meio do contato com locais infectados, como corrimões e apertos de mão.
Medidas simples como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel após contato com superfícies, depois de espirrar e tossir pode prevenir a contaminação com o Influenza.
Espirrar e tossir contra o braço (e não na mão) ou em lenços descartáveis, também ajuda a evitar a gripe.
A vacina contra gripe protege em até 90% e qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode tomá-la. Leva cerca de duas semanas para o vacinado ficar protegido. A vacina tem duração de um ano.
É importante destacar que a vacina não causa a gripe, já que é constituída de vírus mortos. Porém é suficiente para provocar uma reação do organismo, que acaba produzindo uma defesa contra a doença.
Por ser específica contra o vírus Influenza, esta vacina não protege contra vírus causadores de outras doenças respiratórias, mesmo que os sintomas, às vezes, sejam parecidos.
No dia da vacinação e no dia seguinte é importante consumir alimentos leves, beber muita água e evitar atividades físicas.
Em casos de mal estar, o tratamento dos sintomas é suficiente. Paracetamol é o medicamento mais indicado.
Alérgicos a ovos não devem tomar as vacinas contra gripe comum e a H1N1, pois ambas são produzidas após inoculação do vírus em ovo e contêm proteínas derivadas do ovo em seu conteúdo.
Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário